O Centro Cultural 25 de Julho realizou, na noite desta quinta-feira, dia 9 de dezembro, um coquetel para apresentação do projeto da nova Casa Germânica de Santa Cruz do Sul. O evento aconteceu junto às quadras de Eisstocksport, no Parque da Oktoberfest e contou com a presença de autoridades empresariais, vereadores, associados e diversos convidados ligados à cultura alemã na cidade.

A abertura do encontro foi feita pela presidente do clube, Rejane Inês Frey Böhm, seguida da exibição de um vídeo sobre o Centro Cultural e a apresentação do projeto elaborado em maquete virtual em terceira-dimensão (3D), pela acadêmica do curso de Arquitetura da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Layla Bressler.

De acordo com a presidente da entidade, o projeto está protocolado junto à Lei Rouanet, de incentivos culturais, para angariar os recursos necessários a sua edificação. A iniciativa também conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. "A documentação já está encaminhada. Em fevereiro ela será analisada pela Lei Rouanet e, se tudo der certo, em março do ano que vem serão iniciadas as obras", afirmou Rejane Inês.

Conforme explicou a produtora cultural, Janice Morais, durante o evento, as pessoas físicas e as empresas da iniciativa privada podem contribuir na arrecadação dos recursos através de renúncia fiscal, deduzindo do valor do imposto de renda.

Compõe a equipe que irá buscar recursos, juntamente com a diretoria da entidade, os sócios Benício Albano Werner, Enio Wermuth, Ido Inácio Dupont, Eliceu Werner Scherer, Nestor Raschen, Renato Jackisch, Xavier Panke e Roberto Gross.

Nova estrutura - O novo prédio, a ser incorporado ao patrimônio do município, será integrado plenamente ao Parque da Oktorbefest, ocupando o mesmo espaço da atual sede que se encontra interditada.

A construção da casa, em estilo germânico, está orçada em quase R$ 2 milhões, incluindo a aquisição do mobiliário. O projeto é assinado pelo engenheiro Cássio Knak e contará com três andares, estruturados em quase dois mil metros quadrados de tamanho e dois acessos – um pela Avenida Independência e outra pelo Parque da Oktoberfest.

O complexo englobará alojamento para 60 pessoas, restaurante, salão de festas, sala de jogos germânicos, sala de aula, biblioteca, sala de ensaios para os grupos de dança, museu, banheiros e setor administrativo.

Fonte: Grace Bender Azambuja / Diário Regional

 

Scroll to top