O Centro Cultural 25 de Julho foi fundado no dia 25 de julho de 1986, em solenidade realizada na Bierhaus, local em que nos primeiros tempos também eram realizadas as atividades sociais e culturais. Ali funcionava um restaurante. Depois, durante um período as atividades culturais (especialmente ensaios de danças e reuniões de diretoria) foram realizadas na sede do Sesc, situado na rua Ernesto Alves.

No início dos anos 90, passou a entidade a ter uma sede social mais efetiva, em dependência precária cedida pelo Colégio Mauá, em seu antigo prédio da rua Borges de Medeiros. Mas logo em seguida, com o apoio da Prefeitura Municipal (governo Edmar Hermany), foi cedido o prédio do antigo Restaurante Cabana, no parque da Oktoberfest.

O Centro Cultural de 25 de Julho nasceu de uma idéia do falecido professor Nelson Bender, que em 1980 fundou o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Polka, inicialmente um departamento da Secretaria Municipal de Turismo. Posteriormente, o grupo se desvinculou da Municipalidade e serviu de embrião para a fundação do Centro Cultural 25 de Julho, e dela passou a fazer parte como primeiro departamento cultural.

O objetivo do Centro Cultural, em sua fundação, era de resguardar e reavivar as tradições dos imigrantes da região,promover encontros de canto e fomar um pequeno coral, incentivarem as músicas típicas, formando uma pequena bandinha, promover festas típicas para associados e amigos, incentivar as danças folclóricas e alemãs, favorecer os associados com o ensino da língua alemã, leitura e conversação, promover encontros de corais, realizar um levantamento fotográfico de residências típicas alemãs do interior, incentivar as práticas esportivas e criar clubes, como de xadrez, filatelia, fotografia e outros.

Vídeo Aleatório

Imagem Aleatória

randomica-0002.jpg

Estatística

Hoje162
Ontem369
Semana2479
Mês5663
Total834865

Domingo, 15 Setembro 2019 11:17
Scroll to top