O passado e o futuro estarão presentes no local que será o palco da preservação da cultura germânica da região

por Silvana Sehnem

A cultura de um povo preservada. O local que irá resgatar e relembrar a história e os costumes dos imigrantes alemães que se estabeleceram na região dos Vales está a um passo de se tornar real. Saiu na quarta-feira, dia 21, no diário oficial da União a aprovação do projeto da construção da nova sede do Centro Cultural 25 de Julho de Santa Cruz do Sul na lei federal de incentivo à cultura, mais conhecida como Lei Rouanet. A proposta já havia sido aprovada pelo Conselho Nacional de Incentivo á Cultura no dia 7 de agosto. O incentivo será de R$ 3.508.983,72.

Com a nova sede, o Centro Cultural 25 de Julho que existe há 27 anos, pretende dar continuidade ao trabalho de preservação e cultivo das tradições germânicas. Segundo o presidente da instituição, em coletiva de imprensa esta manhã, Santa Cruz estava carente de um espaço para que o turista e a própria população pudesse conhecer as origens e os costumes que ajudaram a criar esta terra. "Hoje, quem vem à Santa Cruz não possui um local de referência, um local para poder se aprofundar sobre a história dos nossos antepassados. Mas não é só isso. Este espaço será também turístico, onde os visitantes poderão conhecer o prédio com arquitetura germânica Contemporânea, nossa dança, canto e culinária", enfatizou Luiz Carlos Kaufmann.

A nova sede irá abrigar as atividades culturais do Centro durante o ano todo. São jogos, danças folclóricas, cursos de alemão, artesanato, canto e culinária. A sede terá dois pavimentos e sótão. O projeto prevê a construção de biblioteca e videoteca, museu, espaço adequado para armazenar trajes típicos, sala de aula para ensino da língua alemã, sala de jogos germânicos e de ensaio de danças, espaço multiuso (para as apresentações de danças folclóricas e outros eventos) e depósito.

Será um espaço aberto ao público geral para pesquisas da história riograndense e brasileira, com ênfase nas relações, origens e atividades teutobrasileiras. A idéia é realizar também intercâmbios com outros grupos de folclore do Estado, do País e do Exterior e também cursos de língua germânica, dança e gastronomia, abertos à população em geral. Além disso, haverá a exposição do acervo de fotos e objetos históricos relacionados à cultura e imigração alemãs.
Para o início das obras é necessário a captação do Imposto de Renda junto às empresas de 20% do valor total aprovado. Para isso, a entidade já está realizando reuniões com interessados. "Precisamos muito do apoio de toda a comunidade da região para podermos concretizar nosso sonho. Assim que conseguirmos atingir essa cota, já podemos iniciar as obras.", afirmou a vice-presidente Rejane Böhm.

A empresa que tiver interesse em investir parte do Imposto de Renda para a construção da nova sede deve entrar em contato pelos telefones (51)3273-4690 e (51)9185-4097.

 

Vídeo Aleatório

Imagem Aleatória

randomica-0014.jpg

Estatística

Hoje78
Ontem84
Semana442
Mês7916
Total935371

Sexta, 29 Maio 2020 17:47
Scroll to top